Governo publica decreto que regulamenta Lei dos Portos

Na quarta, dia 3, serão divulgados os nomes das 40 empresas interessadas em construir terminais portuários privados no paísO governo federal publicou nesta sexta, dia 28, no Díário Oficial da União, a regulamentação da Lei dos Portos. Na próxima quarta, dia 3, os nomes das cerca de 40 empresas interessadas em construir terminais portuários privados no país serão divulgados. Na prática, esta é a primeira medida da legislação portuária.

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro-chefe da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, comentaram a publicação do decreto que regulamenta a lei. Segundo Gleisi, esse passo é importante porque permite que os primeiros anúncios de concessão sejam feitos sob o novo marco, modernizando o setor e trazendo competitividade ao país.

– Estamos com foco bastante grande em cumprir os prazos, para que tenhamos os resultados esperados na modernização do nosso sistema portuário, trazendo competitividade para o nosso país. A regulamentação é importante porque vai proporcionar que a partir da semana que vem façamos o primeiro anúncio público de terminais de uso privado, sob o novo marco – afirmou Gleisi.

Depois de as empresas serem anunciados, os solicitantes terão 30 dias para apresentar toda documentação necessária, e possíveis concorrentes poderão, no mesmo prazo, declarar interesse por operar em áreas próximas.

– A Secretaria Especial dos Portos [SEP], juntamente com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários [Antaq], vão continuar trabalhando para viabilizar essas autorizações, no sentido de que nós possamos receber esses investimentos necessários para a melhoria e a eficiência do setor portuário nacional – afirmou o ministro.

O governo acredita que os empresários vão investir R$ 27 bilhões nos portos brasileiros. A intenção é conseguir recursos privados para melhorar o problema de logística dos portos. Agora, quem quiser construir um terminal privado terá que pedir autorização à Antaq.

Antes dessa lei, os terminais privados eram autorizados automaticamente desde que cumprissem determinados requisitos. Com a lei em vigor, a Antaq terá que fazer uma análise em até 30 dias. Quem for autorizado terá prazo de três anos para erguer o terminal, prorrogável por mais três anos. Caso apareça outra empresa interessada, o decreto determina que a agência tente compatibilizar os dois projetos. Se isso não for possível, haverá uma disputa entre as duas empresas. As regras dessa competição não foram definidas no decreto e caberá à Antaq criá-las.

– Como você criou condições para investimentos, o governo tem que criar critérios para que isso não gere uma concorrência predatória e investimentos desnecessários, que não têm sustentabilidade. Quando você tiver mais de um interessado, o governo vai escolher o que tiver melhor condição – destaca o diretor-presidente Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo.

– Paralelamente às autorizações, na próxima semana, vamos trabalhar para a elaboração dos editais de licitação das concessões e também dos arrendamentos de todos os portos públicos nacionais – afirmou Leônidas Cristino.

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