Governo russo rebaixa imposto sobre exportações de grãos

Imposto tem como objetivo garantir o abastecimento no mercado doméstico; russos temiam que a escassez pudesse elevar os preços internosO governo da Rússia rebaixou o imposto para as exportações de grãos pelo país, por causa da estabilização dos preços domésticos para os alimentos com a leve recuperação do rublo ante as principais moedas. A taxa para os embarques começa a valer em 1º de julho, início do ano fiscal 2015/2016. 

Fonte: Reprodução/Canal Rural

O imposto tem como objetivo garantir o abastecimento no mercado doméstico. O governo russo temia que a escassez pudesse elevar os preços internos de alimentos, pressionando ainda mais a inflação no país, que está atualmente em 16%.

O imposto foi introduzido originalmente para estabilizar os preços do pão e da farinha, após o colapso do rublo no ano passado com sanções e preços mais baixos do petróleo que atingiram a economia. Agora que o rublo se recuperou quase 30% de seu valor, desde o fim de janeiro, o governo reduziu o imposto.

O novo imposto de exportação sobre o trigo na Rússia deverá cobrar 50% sobre o custo do grão, com valor mínimo de 5.500 rublos (US$ 105) por tonelada de grãos, mas não inferior a 50 rublos por tonelada, de acordo com um novo decreto assinado pelo primeiro ministro Dmitry Medvedev.