SEGURANÇA

Grãos clandestinos: Receita flagra 292 toneladas sem nota fiscal no DF

Das 6 carretas abordadas, 5 estavam transportando um total de 222 t de grãos sem qualquer documentação

Grãos clandestinos: Receita flagra 292 toneladas sem nota fiscal no DF

A Receita do Distrito Federal, vinculada à Secretaria de Economia, realizou uma operação de fiscalização que resultou na apreensão de 292 toneladas de grãos sem nota fiscal. O episódio ocorreu na madrugada deste domingo (7/4) e envolveu seis veículos de carga que transitavam pela região.

Das seis carretas abordadas, cinco estavam transportando um total de 222 toneladas de grãos sem qualquer documentação fiscal. Entre esses grãos, destacam-se 140 toneladas de sorgo e 82 toneladas de soja. Além disso, uma das carretas apresentava uma nota fiscal falsa, tentando legalizar o transporte de 70 toneladas de milho.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, enfatizou a importância da ação fiscal, destacando que vai além da simples apreensão e aplicação de multas. “É crucial mostrar que o GDF está nas ruas, atuando para garantir que os tributos sejam recolhidos dentro da legalidade, sem prejudicar os contribuintes que cumprem suas obrigações”, ressaltou.

Por sua vez, o coordenador de Fiscalização Tributária, Silvino Nogueira Filho, sublinhou a necessidade de combater a sonegação fiscal para manter um ambiente de negócios justo e equilibrado. “Nosso objetivo é evitar que os contribuintes desonestos ou sonegadores prejudiquem aqueles que cumprem regularmente suas obrigações fiscais com o DF”, afirmou.