Mercado e Cia

Grãos: guerra comercial, clima úmido e neve podem afetar produção dos EUA

Há reuniões entre autoridades chinesas e norte-americanas nesta e na próxima semana; expectativa é de acordo entre as potências econômicas

O representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, chegaram nesta quinta-feira, dia 28, a Pequim para iniciar uma nova rodada de negociações com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He. Eles tentarão encerrar a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo. Na próxima semana, uma delegação chinesa liderada por Liu He vai até Washington para dar continuidade ao diálogo.

Além da reunião entre Estados Unidos e China, o mercado também está de olho no clima úmido e risco de neve no Meio Oeste americano, que podem atrasar o plantio de milho e gerar aumento na área de soja no país.

O analista da ARC Mercado, Tarso Veloso, comenta como a guerra comercial e o clima afetarão o mercado. “O clima desfavorável deve atrasar o plantio, que deve começar em abril, e o atraso pode alterar a cultura que deveria ser plantada”, afirma.