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Agronegócio

Hortaliças cultivadas em fazenda vertical ganham espaço no mercado

A produção de hortaliças em fazendas verticais nos centros urbanos agiliza a logística e garante maior frescor e qualidade aos produtos

As fazendas verticais estão ganhando espaço nas mesas dos consumidores paulistanos, graças às iniciativas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a empresa 100% Livre, que já realizam as primeiras colheitas de hortaliças cultivadas a partir desse sistema de produção para agricultura indoor.

Fazenda Vertical
Foto: Embrapa/Divulgação

A iniciativa da empresa é de ofertar aos consumidores, por meio de uma assinatura semanal, uma cesta com diversos tipos de alface (crespa, lisa, romana, roxa, americana) e temperos como salsa, tomilho, sálvia, hortelã e manjericão. Inicialmente, as vendas estão sendo realizadas através das plataformas digitais, mas a partir de fevereiro, elas serão distribuídas também em redes de supermercados e hortifrútis da capital paulista.

“Com a estrutura instalada hoje, temos capacidade de produzir entre 11 e 13 toneladas por mês e, atualmente, não estamos realizando nem 10% desse valor. Porém, estamos ampliando o número de cultivares e teremos muitas novidades ao longo do ano”, sinaliza o empresário Diego Gomes.

O modelo de cultivo indoor feito por prateleiras verticais permite aproveitar o espaço em ambientes fechados, com iluminação artificial com painéis de LED, controle de temperatura, concentração de CO2, entre outras variedades.

Foto: Embrapa/Divulgação

Fazendas verticais e a produção de hortaliças

As fazendas verticais ficam mais próximas dos consumidores e os custos com logística e transporte diminuem, evitando perdas de produtos. A agricultura em ambiente fechado utiliza áreas urbanas, em geral, galpões, armazéns abandonados, toldos de prédios localizados muitas vezes em locais com disponibilidade muito pequena de alimentos frescos e saudáveis, com alta eficiência no uso de insumos já que é um sistema de produção sem solo.

A empresa 100% Livre, ainda comemora a receptividade dos clientes e os retornos positivos sobre sabor, embalagem e prazo de entrega das cestas com hortaliças. “Os resultados são animadores e o feedback dos clientes tem sido muito favorável. Eles ressaltam a possibilidade de uma alface ser colhida pela manhã e, em menos de 2 horas e 5 km, estar em sua mesa. É incomparável a qualidade, a cor e o sabor das folhosas”, diz o empresário.

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