Projeto quer transformar estado em grande exportador de frutas Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Projeto quer transformar estado em grande exportador de frutas

A meta do projeto é aumentar em pelo menos 30% a produção de frutas e impactando positivamente, em cerca de 10%, o desenvolvimento da região

Dentro de quatro anos, o Piauí pode se tornar um dos grandes produtores e exportadores de frutas do Nordeste. Isso graças a um projeto que quer seguir o exemplo da Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, outros estados da região.

A Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) já começou a implantar um projeto de transferência de tecnologias e inovação em fruticultura em alguns locais.

A princípio, o ProFruti, já está presente nos polos dos Tabuleiros Litorâneos (Parnaíba), Platôs de Guadalupe (Guadalupe), Marrecas-Jenipapo (São João do Piauí) e Alto Canindé-Barragem Joaquim Mendes (Conceição do Canindé).

A meta maior do projeto é aumentar em pelo menos 30% a produtividade e a produção de frutas, impactando positivamente, em cerca de 10%, o desenvolvimento regional.

As áreas, segundo o pesquisador Valdemício Ferreira, que coordena o ProFruti, já estão sendo preparadas para instalações das unidades de referência tecnológicas. “O trabalho está avançando com o arado, gradagem, correção do solo, instalação dos sistemas de irrigação e preparação das mudas das fruteiras”, disse.

Projeto precisa de capacitação

Então, começaram também os treinamentos dos técnicos da extensão rural e de produtores.

Serão realizados oito cursos, capacitando no mínimo 100 multiplicadores de informações tecnológicas. A previsão do pesquisador é de que até novembro deste ano as 23 unidades de referência tecnológicas estejam instaladas nos quatro polos.

“O projeto quer transformar o estado num grande polo produtor de frutas da região, como acerola, banana, goiaba, maracujá e uva”, comenta Ferreira.

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), com apoio direto da Câmara Setorial Estadual de Fruticultura, o projeto tem 13 planos de ação e uma equipe de 13 pesquisadores, dois analistas e três assistentes técnicos.

Além disso, também há parceiros especialistas em melhoramentos de plantas, irrigação e drenagem , fitopatologia, entomologia, pós-colheita, solo e nutrição de plantas e métodos quantitativos.

Os quatro polos de produção de frutas no Piauí estão instalados estrategicamente nas regiões Norte, Centro-sul e Sudeste. Nesse sentido, as regiões têm milhares de hectares explorados com milho, feijão e frutas.

Por fim, a ideia do ProFruti é adaptar e transferir tecnologias de cultivo, manejo, produção e agregação de valor às fruteiras tropicais ali cultivadas. Assim, podendo promover um desenvolvimento integrado e sustentável com inovação.

Sair da versão mobile