Ibama destrói 15 toneladas de defensivos agrícolas Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

FISCALIZAÇÃO

Ibama destrói 15 toneladas de defensivos agrícolas

As autoridades destruíram defensivos agrícolas não autorizados para venda no Brasil, incluindo o composto paraquat, proibido em 2020

defensivos agrícolas
Foto: Assessoria / Policia Civil - MT

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) apreendeu e destruiu cerca de 15 toneladas de defensivos agrícolas contrabandeados ou falsificados, em Goiás, durante o ano de 2023.

Entre os produtos destruídos estava o composto paraquat, proibido no país em 2020.

As autoridades autuaram os responsáveis pela venda ilegal de defensivos agrícolas. O valor das multas é de cerca de R$ 4 milhões.

Denfensivos

Os defensivos agrícolas necessitam de autorização do Ibama, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem vendidos no Brasil.

Devem seguir, ainda, as orientações contidas em normas específicas e nos rótulos e bulas.

Os lotes identificados continham químicos perigosos que deixarão de impactar negativamente a flora, a fauna e os ecossistemas goianos.

Trabalhadores, moradores e produtores agrícolas também ficarão livres dos riscos de intoxicação.

A atividade contou com o apoio da Croplife Brasil (CBL) – associação que representa fabricantes e fornecedores de agrotóxicos – que realizou a análise dos produtos químicos e viabilizou a incineração ambientalmente adequada dos agrotóxicos.

Sair da versão mobile