Ibama embarga 10 mil hectares em fazendas no Matopiba Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

FISCALIZAÇÃO

Ibama embarga 10 mil hectares em fazendas no Matopiba

Além do embargo das áreas, a fiscalização do Ibama em 11 fazendas resultou em multas no valor de R$ 19,6 milhões

Ibama Fiscais, fazenda, fazendas, embargo, multa
Foto: Ibama/divulgação

Fiscais do Ibama embargaram 10 mil hectares de terra em 11 fazendas no Tocantins, estado que faz parte do Matopiba (fronteira agrícola localizada entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

A operação, denominada Terra Proibida, foi deflagrada em 18 de setembro e contou com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente.

A ação fiscalizou o cumprimento de embargos impostos pelo Ibama por infrações ambientais, como desmatamento ilegal, impedimento de regeneração em área embargada, descumprimento de embargos e execução de atividades sem licenciamento.

Ao todo, foram lavrados 23 autos de infração, sendo oito por descumprimento de embargo. As multas emitidas somam R$ 19,6 milhões.

Entre as irregularidades encontradas nas fazendas estão:

  • Desmatamento de floresta nativa;
  • Impedimento de regeneração de área embargada;
  • Execução de atividades de pecuária sem licenciamento ambiental.

As fazendas embargadas estão localizadas nos municípios de Lagoa da Confusão, Duere, Formoso do Araguaia, Pium e Cristalândia.

A Operação Terra Proibida faz parte do Plano Nacional de Proteção Ambiental do Ibama. O objetivo é combater crimes ambientais e proteger o meio ambiente em todo o Brasil.

Sair da versão mobile