Ibama multa produtor que criava ‘javaporcos’ em Mato Grosso Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Ibama multa produtor que criava ‘javaporcos’ em Mato Grosso

Reprodução do javali em cativeiro, mesmo que o cruzamento ocorra com espécie doméstica, não é permitida sem parecer técnico e licença

javaporco Ibama
Foto: Ibama/divulgação

Uma ação do Ibama em Canarana, no leste de Mato Grosso, resultou na identificação de 30 “javaporcos”, animais nascidos a partir do cruzamento de porcos domésticos com javalis, em uma propriedade no município. O dono da fazenda recebeu a determinação de abater os animais no prazo de cinco dias e foi autuado em R$ 8 mil.

Segundo o Ibama, a reprodução do javali em cativeiro, mesmo que o cruzamento ocorra com espécie doméstica, não é permitida sem parecer técnico oficial favorável e licença da autoridade ambiental competente.

O javali (Sus scrofa) é uma espécie nativa da Europa, da Ásia e do norte da África. O animal é classificado como uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo pela União Internacional de Conservação da Natureza.

O Ibama reforça que a agressividade e facilidade de adaptação dessa espécie, associadas à ausência de predadores naturais, causam uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores.

Sair da versão mobile