Diversos

IICA realiza fóruns virtuais para fortalecer agricultura pós Covid-19

Entidade reúne jovens da América Latina e do Caribe pela internet para melhorar acesso a educação, tecnologias e recursos produtivos, entre outros objetivos

jovem agricultor
Foto: IICA/divulgação

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) está realizando uma série de fóruns virtuais para potencializar a inserção da juventude rural da América Latina e do Caribe nas esferas política, econômica e produtiva, diante da reconstrução imposta pela pandemia de Covid-19.

Com a participação de jovens de toda a região, os fóruns tiveram início na semana passada no Facebook e no canal do YouTube da entidade, e prosseguem até agosto. Os encontros são parte das ações do IICA para contribuir para derrubar as barreiras enfrentadas por essa população, relacionadas ao acesso à educação, a tecnologias, ao emprego, a recursos produtivos, à posse da terra e a serviços de saúde, entre outros campos.

“O IICA coloca as juventudes rurais à frente da construção da nova agricultura. Promovemos que suas capacidades, liderança e visão renovada sejam protagonistas na nova normalidade, que deve ser mais equitativa e inclusiva”, afirmou o diretor-geral do IICA, Manuel Otero.

Os encontros virtuais abordarão quais são as preocupações na agricultura após a pandemia, como se pode construir um setor agrícola mais inclusivo e equitativo e temas associados à produtividade, à comercialização local e internacional, à associatividade e à mudança do clima, informa a entidade.

Os próximos eventos serão em 30 de junho, que reunirá a visão da juventude rural das regiões da Caribe e Norte; em 14 de julho, com foco nas experiências, perspectivas e recomendações da região Sul; em 30 de julho, a da andina; e em 6 de agosto, será abordada a situação na América Central.

A série de eventos on-line culminará no próximo 12 de agosto, com a apresentação de uma plataforma virtual que o IICA facilitará para que a juventude rural interaja, pense e defina a nova agricultura após a crise sanitária.

Alimento para Todos

O Canal Rural Brasil e Argentina e as emissoras Agrotendência, Canal UCR e TVE (Espanha), em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), desenvolveram o projeto “Alimento para Todos”, uma plataforma destinada a levantar a bandeira da segurança alimentar e valorizar a educação dos produtores rurais e profissionais da indústria de alimentos na América Latina e Caribe.

Com a estrutura e produção de uma super live, a primeira edição do programa contará com a participação de 21 artistas brasileiros e latinos, em apresentações musicais exclusivas. O objetivo do projeto é defender a causa de valorização do produtor rural e da indústria de alimentos e a educação durante as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Adriana Calcanhoto, Roberta Sá, Mart’nália, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Adriana Soledad, Villamil, Gustavo Santaolalla e León Gieco são alguns dos nomes que compõem a programação artística do evento.

Os espectadores poderão contribuir com a causa por meio de doações utilizando o aplicativo Pic Pay, de maneira segura e prática: basta fotografar o código na tela. No Brasil, os recursos arrecadados serão destinados à compra de equipamentos de segurança, como luvas, botas, máscaras e álcool gel para produtores rurais de pequenas comunidades e regiões no Nordeste.

A união entre os canais tem a expectativa de atingir 39 milhões de telespectadores no Brasil, 11 milhões na Argentina e 16 milhões na América Latina, e conta com a parceria das marcas Seara, Bayer, PicPay e Croplife.

Alimento para Todos

Quando: sábado, 20/6, às 11h (horário de Brasília)
Como assistir: Canal Rural – YouTube, Facebook, Instagram e canal 500 da NET e Claro
Como participar: doações pelo aplicativo PIC-Pay durante a transmissão do programa