PREJUÍZO

Incêndio atinge lavouras em fazendas de Mato Grosso

Ao longo de quatro horas, nove operações de descarga de água foram realizadas para controlar o incêndio nas fazendas

Um incêndio atingiu quatro fazendas na tarde de quarta-feira (09) às margens da rodovia BR-163, em Sorriso (MT).

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para controlar as chamas.

O Grupo de Aviação do Corpo de Bombeiros também foi mobilizado, fornecendo assistência. As informações são do portal R9news.

Ao longo de quatro horas, nove operações de descarga de água foram realizadas, utilizando aproximadamente 27 mil litros de água.

A ação do vento contribuiu para a expansão das chamas em direção a uma área de vegetação nativa.

Com auxílio dos produtores rurais, os bombeiros controlaram os principais focos no início da noite.

Nove profissionais militares foram mobilizados para enfrentar o fogo, juntamente com 20 caminhões-tanque, seis tratores equipados com grades, quatro pulverizadores, um reservatório flexível, um caminhão-tanque e uma caminhonete do grupo.

Agora, autoridades vão investigar as causas.

O incêndio aconteceu paralelamente a outro episódio em Sorriso, no mesmo dia, pela manhã. No caso, o fogo foi controlado rapidamente.

Governo de MT diz que aumentou investimento em prevenção

Em nota, o governo de Mato Grosso afirma que quadruplicou os investimentos em tecnologia e estratégias para a prevenção e combate ao fogo, nos últimos três anos.

O orçamento para as ações em 2023 é de R$ 38 milhões.

O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires, contou que houve um incremento significativo de equipes no Pantanal realizando ações de prevenção ativa, como a conscientização dos proprietários sobre a proibição do uso do fogo e medidas dentro da propriedade para mitigar a ocorrência de grandes incêndios.

Apenas no Pantanal, houve uma queda de 75% nos focos de calor no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.

O Corpo de Bombeiros Militar possui 82 instrumentos de resposta rápida aos incêndios, com equipes de intervenção, brigadas estaduais e municipais mistas, quartéis e bases descentralizadas.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel Bombeiro Militar Luís Cláudio, destacou a estruturação com a contratação de 680 horas de voo, em quatro aeronaves, no valor de R$ 7,9 milhões, e a integração dos órgãos estaduais e parceiros institucionais para atendimento das emergências ambientais.