Incra suspende processos de obtenção de imóveis rurais em Mato Grosso

Servidores do órgão são suspeitos de estelionato e formação de quadrilhaO presidente do Instituto Nacional de Reforma Agrária e Colonização (Incra), Rolf Hackbart, determinou, nesta segunda, dia 29, a suspensão de todos os processos de obtenção de imóveis rurais do órgão em Mato Grosso e a abertura de auditoria interna para identificar possíveis irregularidades. De acordo com Hackbart, a prioridade para o Estado é a retomada de terras públicas e o georreferenciamento de todas as áreas públicas da União.

As novas medidas foram tomadas para acelerar as investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal iniciadas a partir da solicitação do Incra Nacional. O inquérito culminou com a exoneração do superintendente do Mato Grosso, João Bosco de Moraes, no dia 22 de dezembro, e o afastamento de servidores que exerciam cargos de confiança acusados de irregularidades.

Os servidores do Incra são acusados pelo Ministério Público de obtenção de vantagem indevida, estelionato e formação de quadrilha. De acordo com as investigações, eles facilitavam a desapropriação de imóveis em áreas devolutas do estado de Mato Grosso ou da União, por meio da falsificação de documentos.

De acordo com a assessoria de imprensa do Incra, Hackbart também vai enviar equipes técnicas a Cuiabá com o objetivo de averiguar todos os processos de certificação e obtenção de imóveis rurais.

Em nota divulgada, o órgão destaca que mantêm um trabalho permanente de fiscalização das próprias atividades e que, além de auditorias internas, também conta com a ajuda de órgãos de controle externo como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).