Índia definirá cotas de venda de açúcar quinzenalmente

Decisão é vista como o primeiro passo em direção à flexibilização do controle que o governo exerce sobre a indústriaA Índia definirá as cotas para venda de açúcar a cada 15 dias a partir de abril, em vez de mensalmente, informou nesta quinta, dia 29, o ministro de Alimentação do país, K.V. Thomas. A decisão é vista como o primeiro passo em direção à flexibilização do controle que o governo exerce sobre a indústria. "A medida ajudará as usinas a planejarem melhor as suas vendas", afirmou.

A Índia – segundo maior produtor de açúcar do mundo – determina todo mês a oferta do produto para venda no mercado local e nos programas assistenciais, visando a manter os preços sob controle. O açúcar é a única commodity agrícola na Índia cuja distribuição ainda é controlada pelo governo, mas o setor tem reivindicado o fim dessas restrições.

O ministro revelou que as usinas fornecerão 4,5 milhões de toneladas de açúcar no mercado aberto no segundo trimestre. Separadamente, uma autoridade do ministério informou que as usinas precisarão vender pelo menos 25% da cota total atribuída a cada mês. K.V. Thomas afirmou ainda que detalhes sobre a exportação de 1 milhão de toneladas de açúcar autorizada no início desta semana serão divulgados na próxima semana.