Indicador do milho volta a superar R$ 43 a saca

De acordo com o Cepea, em termos reais, a média mensal é a maior desde dezembro de 2012 

Fonte: José Eduardo de Oliveira/Arquivo Pessoal

Os preços do milho no mercado seguem firme em todas as regiões, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na última semana, o Indicador Esalq/BM&FBovespa (base Campinas-SP) voltou a fechar acima dos R$ 43 saca de 60 quilos.

De acordo com o Cepea, em termos reais, a média mensal é a maior desde dezembro de 2012 (valores deflacionados pelo IGP-DI base janeiro de 2016). A colheita do milho primeira safra avança no Sul e Sudeste do país, mas chuvas na semana passada dificultaram os trabalhos em algumas regiões, limitando a disponibilidade do grão no spot nacional, que foi bastante “enxugado” pelas exportações. Enquanto isso, as demandas interna e externa seguem firmes e os estoques nacionais estão baixos.

Segundo safra

Quanto ao milho da segunda safra, o semeio segue intenso e a estimativa é de aumento na área, mas agentes estão receosos quanto ao clima e seus impactos sobre a produtividade. Os valores do milho na BM&FBovespa, inclusive, registraram fortes altas na semana passada.