Começa o vazio sanitário em Minas Gerais

Período sem plantas vivas no campo será de 1º julho até 30 de setembro; produtor que não cumprir será autuado e, caso persista, poderá ser multado em R$ 4 mil

Henrique Bighetti | Nova Ponte (MG)

Começou nesta quarta, dia 1º, o vazio sanitário da soja em Minas Gerais. O período sem plantas vivas de soja nas lavouras é um dos métodos para prevenir a ferrugem asiática, uma das principais doenças da cultura e que, se não for combatida, pode causar grandes prejuízos à lavoura.

• Veja o período de vazio sanitário em seu estado

A fiscalização no estado é realizada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) até o dia 30 de setembro. Neste período, fica proibido o plantio do grão, exceto para situações especiais, como cultivo para pesquisas genéticas e produção de sementes.

– É mais fácil controlar durante esse período de 90 dias por que o produtor já não planta safra comercial neste período. Controlar os restos culturais agora é mais fácil – explica o fiscal agropecuário do IMA Rodrigo Rocha Oliveira.

Para este ano estão programadas mais de 600 fiscalizações. Em Uberaba, principal região produtora de Minas Gerais, serão 150 visitas técnicas a estabelecimentos rurais.

– As propriedade que já são produtoras de soja estão cadastradas, então nós já sabemos quais são, e nós verificamos a situação nesse período. Encontrando os restos culturais de soja, nós notificamos o produtor e ele pode ser advertido por não cumprir a legislação – reforça o fiscal.

• Nova invasora resistente ao glifosato preocupa produtores de MT

Em caso de irregularidade, o produtor será autuado pelo fiscal agropecuário e terá 10 dias para regularizar a situação. A multa para quem não respeitar o prazo é de quase R$ 4 mil. O produtor Nelson Orasmo já sofreu com o ataque da ferrugem. O produtor chegou a perder 30% da produção por conta da doença. Hoje, ele sabe da importância do vazio sanitário.

– A gente viu que depois do vazio a incidência da ferrugem no início da safra é pequena, quase não existe. Antes, você plantava a soja e precisava já combater no começo. A ferrugem, uma vez instalada, fica muito difícil, não existe produto que seja tão eficiente como fazer a aplicação preventiva. Nós usamos todos os produtos preventivamente e dá resultado – comenta.

Clique aqui e veja o vídeo da reportagem.

>>> Veja mais notícias sobre soja