Junho: previsão é de muitas chuvas nas áreas produtoras do país

Além da previsão para o mês, a meteorologia também adiantou as condições do clima para todo o feriadão. Confira a situação de sua região!

O padrão atmosférico de junho será diferente no Brasil. Simulações mais recentes indicam chuva acima da média para a região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Além disso, ao invés de eventos de chuva espaçados, as precipitações serão mais frequentes trazendo consequências para estas regiões, como aumento da afluência nos rios e da umidade relativa do ar.

Isso se deve a fatores climáticos envolvidos, como o enfraquecimento do La Niña, por exemplo. No centro do Brasil o tempo seco predomina em junho. Por fim, desde o norte do Rio de Janeiro até o Amazonas passando por todo o leste e norte do Nordeste, a chuva fica abaixo da média, mas sem ausência completa de precipitação. Ainda pode chover forte em algumas capitais nordestinas. O frio será frequente no Rio Grande do Sul, mas não há expectativa de muitas quedas de temperatura no Sudeste.

SUL

O dia começa com tempo firme no Paraná e em Santa Catarina, com temperaturas elevadas para esta época do ano durante a tarde. Já no Rio Grande do Sul o tempo muda com a chegada de uma frente fria que é alimentada por ventos que chegam do Paraguai. Assim, tem previsão de temporais, rajadas de vento na casa dos 50 quilometros por hora e até mesmo eventual granizo na região da Campanha gaúcha. Conforme o feriado for passando, chuva chega ao restante do Rio Grande do Sul, oeste e sul catarinense e oeste do Paraná.

SUDESTE

Tempo segue aberto em praticamente todo o Sudeste do Brasil e o feriado será bastante aproveitável para atividades ao ar livre em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e na maior parte do Espírito Santo. A temperatura fica alta para a época do ano à tarde, ao mesmo tempo que a umidade relativa do ar cai. A exceção fica por conta do litoral norte capixaba, que recebe chuva fraca no final do dia.

CENTRO-OESTE

A maior parte da Região Centro-Oeste fica com tempo firme, ensolarado e com umidade relativa do ar próximo dos níveis críticos. O calor da tarde se faz presente em pleno final de maio. O tempo muda até o final do dia no oeste e sul do Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, por causa de um corredor de umidade que atravessa a Amazônia em direção a uma frente fria no Sul.

NORDESTE

Com a migração da Zona de Convergência Intertropical para norte, as chuvas diminuem de intensidade sobre a faixa norte do Nordeste, embora ainda não cessem por completo. Já na região que vai do litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte ainda tem potencial para chuvas mais fortes. O tempo segue firme e seco no interior da Região neste feriado

NORTE

Ventos passam a levar umidade para a faixa sul do Amazonas e também no Acre e em Rondônia, onde ocorrem chuvas mais generalizadas. Continua a chover forte no Amapá, mas entre o norte do Pará e Roraima, apesar das instabilidades, tem previsão de chuva mais isolada. No Tocantins, tempo firme e seco.

SEXTA-FEIRA

SUL

Uma frente fria vai se deslocando pelo oceano, organiza uma região de baixa pressão atmosférica pela costa e ainda provoca chuva no Rio Grande do Sul e, desta vez, também por todo o Paraná e Santa Catarina. Tem previsão de chuva forte no oeste do Paraná e nas três capitais. Além disso, a temperatura cai drasticamente em relação ao dia anterior no Rio Grande do Sul, com sensação de frio, e ela fica mais amena nos estados catarinense e paranaense.

SUDESTE

Mais um dia de sol entre poucas nuvens no céu na maior parte do Sudeste e com temperaturas mais altas do que o normal para esta época do ano. No interior mineiro e norte paulista, a umidade relativa do ar fica abaixo dos níveis críticos. Por outro lado tem previsão de chuva fraca no litoral do Espírito Santo e desta vez, também no oeste e sul paulista, por causa da aproximação de uma nova frente fria.

CENTRO-OESTE

A chuva se espalha para mais áreas do Mato Grosso do Sul e também do Mato Grosso, com condição para temporais com ventos moderados a fortes especialmente no sul de Mato Grosso do Sul. Já nas demais áreas do Centro-Oeste, o tempo firme ainda continua, o sol predomina e o calor da tarde mais uma vez se faz presente.

NORDESTE

O tempo fica ensolarado, quente e com declínio da umidade relativa do ar no centro e sul do Piauí, do Maranhão, oeste de Pernambuco e todo o interior da Bahia. Em outras áreas, a chuva continua. Tem previsão de chuva generalizada no litoral do Ceará e de Natal ao litoral baiano. Ainda, na região do Recôncavo, instabilidades no alto da troposfera conhecidas por cavado deixam condição para chuva volumosa.

NORTE

As condições de tempo praticamente não se alterar no Norte do País. No Tocantins e sul do Pará o sol predomina. Com a migração da Zona de Convergência Intertropical para norte, a intensidade da chuva diminui sobre o Pará e o Amapá. Entretanto, ainda ocorrem pancadas. Chuva também no Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas.

SÁBADO

SUL

O tempo segue instável nos três estados, com maior volume de água no litoral gaúcho e Paraná. Já no interior da Região Sul o tempo abre, e o sol volta a predominar, porém com queda nas temperaturas. Atenção para as fortes rajadas de vento em toda a faixa leste da Região Sul.

SUDESTE

O avanço de uma frente fria pelo oceano e áreas de instabilidade trazem pancadas de chuva com ventos moderados a fortes no oeste, sul, centro e leste paulista e oeste e centro do Rio de Janeiro. Em outras áreas do Sudeste o dia ainda segue firme.

CENTRO-OESTE

As instabilidades ainda persistem sobre o Centro-Oeste, levando nuvens carregadas e chuvas isoladas entre o oeste e sul do Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. As temperaturas despencam especialmente nas áreas mais próximas do Paraguai.

NORDESTE

A chuva é frequente e abrangente no Rio Grande do Norte ao Sul da Bahia, assim como entre o centro e norte do Maranhão, do Piauí e no Ceará. Por outro lado, o tempo segue firme, com apenas poucas nuvens e umidade relativa do ar baixa à tarde no interior do Nordeste

NORTE

Além da chuva entre em grande parte da Região, a novidade é o aumento do frio na faixa sul entre tarde e noite, especialmente entre Rondônia e Acre, devido à chegada da friagem, associada à nova massa de ar polar que vem do sul do país. Já no extremo sudeste paraense e também no Tocantins, não chove e o tempo continua aberto.

DOMINGO

SUL

O mar fica bastante agitado no Rio Grande do Sul, por conta da presença de uma região de Somar Meteorologia – 5 / 16 – 31.05.2018 6 alta pressão atmosférica no oceano. O mesmo sistema avança pela Região, derrubando as temperaturas. O frio da madrugada aumenta e tem previsão até de algumas geadas pelo Rio Grande do Sul.

SUDESTE

O dia será de chuva fraca, muitas nuvens e sensação de frio ao longo do dia entre São Paulo e Rio de Janeiro. Na segunda-feira, mar fica agitado no sul paulista.

CENTRO-OESTE

O frio da madrugada é o destaque do Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e também no Distrito Federal, com valores que se aproximam dos 5ºC nos pontos mais próximos do Paraguai.

NORDESTE

As condições de tempo pouco mudam na Região, com tempo firme e quente no interior e chuvas concentradas nas áreas mais próximas do litoral.

NORTE

Temperaturas ainda baixas entre Acre e Rondônia, com chuvas mais concentradas na faixa norte da região.

Veja mais notícias sobre soja