Laboratório do Paraná realizou mais de 100 mil exames em 2010

São realizados exames microbiológicos para atender a defesa sanitária animal e vegetalO Centro de Diagnostico Marcos Enrietti (CDME) realizou mais de 100 mil exames da área animal e vegetal em 2010. O laboratório é uma das divisões do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Hoje conta com 37 técnicos responsáveis pela realização de exames microbiológicos para atender a defesa sanitária animal e vegetal do Paraná.

Segundo a chefe do Centro, Rosaria Regina Richartz, o laboratório foi criado para fazer o acompanhamento e monitoramento da ocorrência de doenças e pragas para não comprometer a agricultura do Estado. Para isso é oferecido serviço de vigilância, que vai apoiar o agricultor que tiver algum problema na sua produção.

? O produtor rural tem total liberdade para procurar um técnico nas unidades locais da Secretaria da sua região e informar qualquer tipo de problema sanitário encontrado na sua lavoura ou rebanho ? disse Richartz.

Segundo ela, imediatamente após essa comunicação, o técnico avalia o caso, coleta uma amostra e encaminha para o laboratório.

O centro, após realizar uma triagem da amostra, encaminha o material para o setor especifico onde é processada e emitido um laudo. O resultado é encaminhado para a unidade local, onde o técnico orienta o procedimento a ser adotado pelo produtor rural.

? Só no ano passado recebemos mais de 59 mil amostras de agricultores, sendo que 95% foram da área animal ? afirma.

Diagnósticos

Entre os principais diagnósticos realizados pelos laboratórios, estão: virologia e bacteriologia de animais como o controle de brucelose, leptospirose, peste suína clássica e raiva. Já na área de vegetais são realizados análises para identificar problemas como entomologia e micologia, que ajudam na detecção de organismos geneticamente modificados e os diagnósticos moleculares de Greening e CVC dos citros (duas pragas de grande importância para a citricultura).

Laboratório

O laboratório está instalado numa área de cinco mil metros quadrados, no campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, com quem a Secretaria da Agricultura tem parceria desde o início das atividades, há 27 anos. Reformado e ampliado, o centro passa a ter 2,9 mil metros quadrados de área construída, num investimento de R$ 3,3 milhões, provenientes do Fundo de Equipamento Agropecuário (Feap) e mais R$ 400 mil, em equipamentos, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.