Lavouras de soja da região Sul devem enfrentar temporais neste início de semana | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lavouras de soja da região Sul devem enfrentar temporais neste início de semana

Segundo a Somar Meteorologia, uma frente fria retorna para a região com trovoadas e rajadas de vento. Em Mato Grosso do Sul também é esperado grandes volumes de precipitações

De acordo com imagens de satélite e radares meteorológicos, há registro de pontos de chuva em algumas áreas do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, oeste da Bahia, Pará e em pontos bem isolados do estado de Rondônia.

Dias mais quentes?

A notícia de que o serviço meteorológico do governo britânico divulgou que o mundo entrou na década mais quente de sua história (registros dos últimos 150 anos), deixou o setor agrícola em alerta. Isso porque as temperaturas podem ficar até 1,5ºC mais elevadas que o normal no planeta, considerado um limite crítico para o aquecimento global.

Se esses dados se confirmarem, o período de 2014 a 2023 será a década mais quente já registrada. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou uma análise mostrando que os 20 anos mais quentes já documentos aconteceram nos últimos 22 anos.

Continue lendo e entenda melhor o caso!

SUL

Tempo instável e chuva sobre toda a região Sul do país devido passagem de uma frente fria. Há potencial para temporais com trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo nos três estados da região, mas os maiores acumulados ficam concentrados na metade sul do Rio Grande do Sul, onde o céu fica nublado e a chuva ocorre a qualquer momento. Vale ressaltar que a frente fria chega no fim do dia, ou seja, antes disso, a temperatura dispara e o calor é intenso na região. Outro destaque são os ventos fortes, com rajadas acima dos 70 km/h em boa parte da região.

SUDESTE

A semana começa com tempo instável e chuva sobre a maior parte do Sudeste, ainda sob o efeito de instabilidades no alto da atmosfera. No entanto, vale ressaltar que são pancadas rápidas, isoladas e sem grandes acumulados. O sol predomina durante a maior parte do dia e mantêm as temperaturas elevadas. O tempo firme, com sol entre poucas nuvens ao longo de todo o dia predomina apenas entre o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. O calor é ainda mais intenso nessas áreas.

CENTRO-OESTE

Tempo instável e expectativa de chuva em todo o Centro-Oeste devido instabilidades no alto da atmosfera. Aliás, devido a formação de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai, há potencial para chuva forte em Mato Grosso do Sul, onde as pancadas devem ocorrer acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas e até queda de granizo. Nas demais áreas, a chuva é rápida e sem grande intensidade. Apesar da chuva, o calor segue intenso na região central.

NORDESTE

A semana começa com tempo instável e expectativa de chuva sobre a maior parte do Nordeste ainda sob o efeito de instabilidades no alto da atmosfera. Os maiores acumulados seguem concentrados entre o litoral do Maranhão e do Ceará, mas dessa vez, com maiores aberturas de sol elevação da temperatura. Em contrapartida, uma massa de ar seco toma conta da maior parte do estado da Bahia e inibe a formação de nuvens carregadas e consequentemente diminui a chance de chuva.

NORTE

A semana começa com tempo instável e expectativa de chuva sobre a maior parte da região Norte do país, ainda sob o efeito de instabilidades tropicais. As pancadas são rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. O tempo firme ocorre somente em áreas de Roraima devido a atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile