Leilões incentivam escoamento de laranja e borracha

No caso da borracha, os baixos volumes negociados foram atribuídos ao ineditismo do programaA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou nessa quinta, dia 30, um leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) de borracha e dois de laranja. Os prêmios ofertados foram relativos à venda e escoamento de  20,4 mil toneladas de borracha natural e 4,5 milhões de caixas de laranja.

• Leia mais notícias sobre laranja

Os leilões de Pepro de laranja foram destinados aos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. O subsídio negociado refere-se à venda de 3,7 milhões de caixas produzidas em São Paulo, 34,7 mil em Minas Gerais, 170,3 mil no Paraná e 50,3 mil no Rio Grande do Sul. Na soma das operações, a Conab negociou um prêmio de R$ 6,2 milhões. O limite por produtor rural é de 20 mil caixas de 40,8 kg de laranja in natura da safra 2014. O destino do produto deverá ser o processamento pela indústria e a produção de suco.

O pregão destinado à borracha comercializou prêmio para 580,9 t do produto. Participaram produtores rurais independentes, diretamente ou por meio de suas cooperativas. A quantidade ficou distribuída da seguinte maneira: Bahia, 19,4 t; São Paulo, 403,8 t; Mato Grosso, 35 t; e Espírito Santo, 122,6 t. O participante deverá, obrigatoriamente, comprovar a venda e o escoamento do produto para usinas de beneficiamento.