Liberação antecipada de recursos ajuda a promover vinho

Repasse de R$ 10,23 milhões do Fundovitis permitirá o desenvolvimento de novos projetos para o setorCom a antecipação do repasse de R$ 10,23 milhões do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, para este ano, alguns projetos poderão sair do papel.

Outras iniciativas para o setor também serão avaliadas nesta terça, dia 17, em reunião entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o governo estadual. Oficializado no ano passado, o aumento no repasse do Fundovitis de 25% para 50% deveria vigorar a partir de 2013, mas foi antecipado para este ano.

– Proveniente de uma taxa paga pela próprio setor, o valor do fundo será empregado na promoção, cadastro, pesquisa, formação, capacitação, manutenção, assistência técnica e extensão rural – explica o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi.

O destino dos R$ 5,115 milhões extras deverá ser para ações como a recuperação de regiões vinícolas do Vale do Jaguari, da 4ª Colônia, do Centro Serra, Alto Uruguai e Planalto e um projeto-piloto de uvas. A proposta mais inusitada é a construção de uma adega no porão do Palácio Piratini.

– As iniciativas são inovadoras. Vêm para fortalecer a atividade e estreitar a relação entre o Estado e o setor – afirma Carlos Paviani, diretor executivo do Ibravin.

A medida chega em momento oportuno para os produtores de vinho nacional, que enfrentam forte concorrência estrangeira. De acordo com Paviani, a iniciativa do governo estadual não tem relação direta com o caso, mas traz um novo ânimo e representa reconhecimento da importância econômica e social do setor.