Limão, banana e pão francês puxam preço no varejo, segundo FGV

Preços dos alimentos saíram de uma queda de 1,28%, em agosto, para uma elevação de 0,56%, em setembroEntre os produtos pesquisados junto ao consumidor, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que as altas de preço mais expressivas no varejo no Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de setembro foram registradas em limão (26,75%), banana prata (12,87%) e pão francês (1,99%). Já as mais expressivas quedas de preço foram apuradas em cebola (-31,19%), mamão da Amazônia - papaia (-14,94%) e batata-inglesa (-11,97%).

No varejo, a inflação junto ao consumidor mensurada pelo IPC-M acumula altas de 3,70% no ano e de 4,09% em 12 meses até setembro, segundo a FGV, que anunciou nesta quarta, dia 29, o IGP-M deste mês ? sendo que o IPC-M representa 30% do total do IGP-M.

Segundo a FGV, o fim da deflação na taxa do IPC-M de agosto para setembro (de -0,27% para 0,34% ) foi influenciada por término de quedas de preços e taxas de inflação mais elevadas em quatro das sete classes de despesa pesquisadas para cálculo da inflação varejista. O destaque, porém, ficou mais uma vez por conta dos alimentos, cujos preços saíram de uma queda de 1,28% em agosto para uma elevação de 0,56% em setembro.

Nesta classe de despesa, foram registrados aumentos de preços, deflação mais fraca e fim de queda de preços em produtos importantes no cálculo da inflação no varejo, como hortaliças e legumes (de -9,59% para -4,07%), frutas (de -3,31% para 1,33%) e carnes bovinas (de 1,64% para 3,94%).

Além dos alimentos, mais três classes de despesa apresentaram acréscimos em suas taxas de variação de preços. É o caso de vestuário (de -0,90% para 0,72%), saúde e cuidados pessoais (de 0,21% para 0,39%) e educação, leitura e recreação (de 0,02% para 0,17%).

Já os três grupos restantes apresentaram desaceleração de preços. É o caso de despesas diversas (de 0,52% para 0,14%), transportes (de 0,22% para 0,11%) e habitação (de 0,23% para 0,22%).