Limpeza do Arroio Jaboticaba, atingido por óleo no RS, deve levar uma semana

Suspeita é de que óleo tenha vazado de uma empresa que funciona próxima ao localO trabalho de limpeza para retirar o óleo derramado na terça, dia 5, no Arroio Jaboticada, no interior de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, deve demorar uma semana. A causa do acidente ainda é desconhecida, mas a suspeita é de que o material teria vazado de uma empresa de extração de óleos vegetais, que funciona próxima ao local. A companhia foi construída em cima de um aterro, o que teria facilitado a infiltração do óleo no solo.

Equipes da Polícia Ambiental, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental e do Ministério Público monitoram a área. Equipamentos de sucção são utilizados para a retirada do produto e boias de contenção com serragem foram colocadas para evitar que o biodiesel se espalhe.

O caso está sendo investigado e preocupa as autoridades porque o arroio deságua no Rio das Antas. A quantidade de óleo derramado e os danos ao meio ambiente ainda não foram constatados. O terceiro batalhão ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo realizou na manhã desta quarta, dia 6, uma vistoria na empresa. A hipótese é de que o duto que liga dois tanques de armazenamento tenha rompido, permitindo o vazamento do óleo.