POR MAIS CERVEJA

Lúpulo: Secretaria de Agricultura de São Paulo planeja expandir cultura no estado

Planta desempenha um papel fundamental na fabricação da cerveja

O lúpulo, planta rica em antioxidantes e óleos essenciais, está no radar da Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo para uma expansão significativa. Essa planta, que apresenta tanto flores masculinas quanto femininas, desempenha um papel fundamental na fabricação da cerveja, sendo que apenas as inflorescências femininas compõem a bebida.

Embora o cultivo do lúpulo esteja presente em diversos estados brasileiros, seu desenvolvimento é considerado inicial. No entanto, em 2023, houve um recorde na colheita, alcançando 88 toneladas, o que representou um aumento de 200% em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação Nacional dos Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo). O presidente da entidade atribui esse crescimento ao avanço da pesquisa científica na área.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Atualmente, apenas 2% do lúpulo produzido no Brasil é consumido no mercado cervejeiro nacional, evidenciando a dependência de importação desse ingrediente, essencial para conferir amargor, aroma e sabor à bebida. No entanto, o desempenho positivo de 2023 anima o setor, que prevê um crescimento nos próximos anos, com a consolidação do produto e sua maior inserção na indústria da cerveja.

Diante desse potencial, a Secretaria de Agricultura de São Paulo está estudando expandir o plantio de lúpulo no estado. Um projeto em desenvolvimento, em parceria com um grande grupo cervejeiro, visa estruturar o setor produtivo, visando a longo prazo a autossuficiência no abastecimento do produto. Essa iniciativa contará com o apoio da assistência técnica ao produtor rural.

O Brasil é o terceiro maior mercado de cerveja no mundo, e em breve, os pequenos produtores paulistas poderão encontrar no lúpulo uma nova opção para ampliar os ganhos na atividade agrícola, aproveitando a estrutura local já existente. O Secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo destacou que São Paulo tem condições ideais para o cultivo dessa planta e que isso representará uma nova alternativa de renda para os pequenos produtores. O presidente da Aprolúpulo também ressaltou a localização estratégica de São Paulo para o cultivo do lúpulo.