Maior oferta provoca queda nas cotações do café robusta

Procura reduzida causou excesso de oferta no mercadoApós várias semanas com preços firmes, as cotações do café robusta  recuaram com força no físico brasileiro nessa quarta, dia 30. Segundo agentes consultados pelo Centro de Pesquisas Avançadas em Economia Aplicada (Cepea), o volume de café ofertado esteve um pouco mais elevado na tarde de quarta. Além disso, a procura pelo grão esteve reduzida, principalmente por parte de torrefadoras nacionais.

Neste cenário, o Indicador Cepea/Esalq do tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 254,22 a saca de 60 quilos na quarta, baixa de 2% em relação ao dia anterior. O tipo 7/8 finalizou a R$ 246,43, queda de 1,9% no mesmo período – ambos a retirar no Espírito Santo.

Com relação à colheita de robusta, as atividades vêm ganhando ritmo, de acordo com informações do Cepea. Ainda há divergências quanto ao percentual já colhido, e os comentários são de que os grãos têm apresentado boa qualidade. Vale lembrar que parte dos lotes de café é submetida à secagem em secadores artificiais.