Notícias - Soja Brasil

Maior parte da soja do Paraná está em fase de enchimento de grãos

Segundo levantamento do Deral, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão e Cascavel são os núcleos com mais lavouras prontas para colher

O levantamento mais recente do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), divulgado nesta terça-feira, 7, mostra que 53% das lavouras do estado estão em fase de enchimento de grãos, 28% em fase de floração, 17% em estádio vegetativo e apenas 2% já estão prontos para a colheita.

A maior parte das lavouras já prontas para a colheita se encontram nos núcleos regionais de Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão e Cascavel, todos com 10% de suas áreas já prontas. Depois aparece Pato Branco, com 5% da área de 330 mil hectares pronta para colher. Ainda completam essa lista, Umuarama (2%), Ponta Grossa (1%), Maringá (1%) e Campo Mourão (1%).

Apenas duas regiões ainda apresentam algumas lavouras em fase de germinação: Guarapuava (1%) e Ponta Grossa (1%).

Condição das lavouras

Das áreas plantadas com soja, 89% estão em boa condições, 10% em condições médias e apenas 2% em condições ruins. Esses números são idênticos ao do último levantamento, realizado em dezembro.

O núcleo regional de Toledo é o que apresenta a maior quantidade de lavouras em condições ruins, com 12% dos 483 mil hectares. Seguido por Umuarama (5%), Cascavel (3%) e Cornélio Procópio.

Segundo o levantamento do Deral, seis núcleos regionais apresentam todas as lavouras de soja em boas condições: Campo Mourão, Curitiba, Irati, Maringá Pitanga e União da Vitória.