Agricultura

Mais lidas: frio surpreende pecuaristas e causa morte de gado em Mato Grosso

Além desta notícia, ganhou destaque na semana se é possível consumir a carne de animais mortos por desastres naturais, como raios e frio. Confira todas!

Entre as cinco notícias mais lidas da semana, três tratam de sobre a morte de animais por algum desastre natural e se é possível consumir essa carne. Ainda completam a lista uma reportagem que explica o que fazer caso a fiscalização interpretar a limpeza do pasto como desmatamento. E, por fim, a morte de um peixe de estimação de 2 metros de comprimento.

5. Tragédia: raio mata pecuarista e pelo menos 30 animais no Paraná

José Adilson Nogueira tratava dos animais quando uma descarga elétrica atingiu sua propriedade; em vídeo, vizinho se emociona ao descobrir o que aconteceu. Leia mais!

4. Carne de animais mortos por frio ou raio não pode ser consumida

Neste mês de agosto, duas histórias envolvendo a morte acidental de gado em propriedades rurais foram manchete no site do Canal Rural. Em uma dessas tragédias, cerca de 30 animais morreram no Paraná, por conta de descarga elétrica, infelizmente atingindo também um produtor. No último fim de semana, em Mato Grosso, foi a vez de a queda brusca de temperatura provocar a morte de centenas de cabeças que estavam no campo. Entenda!

3. Produtor lamenta morte de peixe de estimação com 14 anos e mais de 2 metros

O produtor rural Gilberto Eberhardt estava fazendo reparos no açude da propriedade em Lucas do Rio Verde (MT), no último fim de semana, quando se deparou com uma cena triste: um gigante pirarucu de mais de 2 metros de comprimento apareceu morto, na superfície da água. Confira!

2. O que fazer se a fiscalização interpretar a limpeza do pasto como desmatamento?

“Não está passando uma semana sequer em branco sem a notícia de mais um produtor fiscalizado e até mesmo autuado por limpar as suas pastagens que estavam sujas e sem manutenção. E aí a fiscalização acaba interpretando esta limpeza de pastagem como desmate. Em outras palavras, a supressão vegetal sem licenciamento do órgão ambiental”, avisou o advogado, professor de pós-graduação de direito agrário e ambiental, consultor jurídico e sócio-diretor da P&M Consultoria Jurídica, Pedro Puttini Mendes, em mais uma edição do quadro Direito Agrário. Entenda!

1. Tristeza: frio surpreende pecuaristas e causa morte de gado em Mato Grosso

A onda de frio que atingiu o Brasil nesta semana avançou pelo Centro-Oeste e provocou estragos em fazendas de Mato Grosso. Segundo relatos de pecuaristas das cidades de Reserva do Cabaçal e Salto do Céu, no sudoeste do estado, o frio que fez na madrugada de sábado para domingo, 23, vitimou diversos bovinos da raça nelore. Veja!