Mapa e ANA discutem melhorias na eficiência do uso da água na agricultura

No Brasil, a agricultura irrigada, embora seja utilizada em apenas 7% da área plantada, é responsável por cerca de um quinto da produção agrícolaRepresentantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional das Águas (Ana) discutiram nesta quarta, dia 6, a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos no meio rural. Durante o encontro, foi instituído o Grupo de Trabalho (GT), constituído por meio de portaria no início do ano, que discutirá ações sustentáveis para o uso dos recursos hídricos, além de promover o planejamento de políticas públicas voltadas ao meio rural.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa,Caio Rocha, destacou a importância de ocorrerem discussões conjuntas entre os órgãos para ampliar as ações e melhorar a eficiência do uso da água no setor agrícola.

– Vamos trabalhar conjuntamente para construirmos políticas públicas para a irrigação – afirmou.

No Brasil, a agricultura irrigada, embora seja utilizada em apenas 7% da área plantada, é responsável por cerca de 1/5 da produção agrícola e proporciona arrecadação acima de 2/5 do total da venda da produção, de acordo com o Mapa. Os custos atuais dos sistemas de irrigação variam com o porte do empreendimento e dos sistemas utilizados, a localização da área em relação à fonte hídrica (distância e desnível), bem como o afastamento do projeto de irrigação do sistema de suporte energético, pela lavoura, condições climáticas, topografia, características dos solos, afastamento dos fornecedores de materiais e equipamentos, entre outros aspectos que devem ser levados em conta.