SUSTENTABILIDADE

Mapa lança ações para consolidação da política agrícola florestal brasileira

Fávaro enfatizou a importância do trabalho transversal para fortalecer a produção e a sustentabilidade

Mapa lança ações para consolidação da política agrícola florestal brasileira

Em celebração ao Dia Internacional das Florestas, o Ministério da Agricultura e Pecuária lançou na quinta-feira (21) uma série de ações do Plano Floresta+Sustentável, com o objetivo de fortalecer a política agrícola florestal brasileira e impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva de florestas plantadas.

O ministro Carlos Fávaro enfatizou a importância do trabalho transversal para fortalecer a produção e a sustentabilidade. As iniciativas lançadas visam a expansão estratégica da silvicultura brasileira, alinhadas com os Objetivos Nacionais Florestais, o Plano ABC+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

O evento contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que ressaltou a potência do trabalho conjunto para o desenvolvimento sustentável.

Uma das iniciativas apresentadas foi o Plano de Desenvolvimento de Florestas Plantadas 2024 (PNDF), que atualiza a Política Agrícola de Florestas Plantadas para aumentar a produtividade e a utilização do potencial produtivo da economia de base florestal.

Outra ferramenta importante é o Painel Floresta+, uma plataforma de acesso público que mapeia dados do setor de árvores cultivadas em todos os biomas do Brasil, promovendo transparência e colaboração entre os atores envolvidos.

A presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Mapa, Adriana Maugeri, destacou a relevância das entregas para o setor, valorizando sua contribuição para a economia e a conservação ambiental.

Por fim, foi lançado um edital para a Chamada Pública Para Projetos Florestais, visando fomentar a inovação na produção de sementes e mudas florestais, além de incentivar práticas sustentáveis no setor.