Maranhão terá unidade de beneficiamento de sementes da Embrapa

Iniciativa vai aumentar eficiência da empresa para atender a demanda do setor produtivo de grãos da região, apontada como grande pólo de desenvolvimento agrícola do paísA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) iniciará em agosto a instalação de uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) em Balsas, no Maranhão. Por meio de emenda parlamentar, foram destinados R$ 800 mil para a implantação da unidade.

A UBS é um galpão de armazenamento e máquinas que fazem a seleção e o beneficiamento das sementes. A iniciativa vai aumentar a eficiência da empresa na produção de sementes e atender a demanda do setor produtivo de grãos da região, apontada como um grande pólo de desenvolvimento agrícola do país.

As vantagens são apontadas pelo gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, que coordenará o processo de implantação da UBS.

? É uma possibilidade de dar ênfase à organização da produção de grãos na agricultura familiar, melhorando a qualidade da semente e oferta de alimentos ? avalia Peres.

Recursos

A instalação da unidade de beneficiamento foi uma demanda da Embrapa articulada junto aos parlamentares da bancada do Maranhão pela Assessoria de Relações Nacionais (ARN) da empresa e pela Embrapa Transferência de Tecnologia. Emenda individual ao orçamento federal, de autoria do deputado Roberto Rocha (PSDB-MA), foi aprovada e os recursos foram destinados à obra, que o parlamentar espera ver iniciada em 30 dias e concluída ainda em 2008.

? A iniciativa é muito significativa para Balsas que é um grande produtor de alimentos para toda a região ? avalia Rocha.

Em dezembro do ano passado, o deputado representou o governador do Maranhão, Jackson Lago, em reunião realizada na sede da Embrapa, em Brasília (DF), para discutir o fortalecimento da cooperação técnica nas áreas de sementes e transferência de tecnologia entre a empresa e aquele Estado, que começa a se concretizar. Na ocasião,  encontro foi coordenado por diretores-executivos da empresa Kepler.