Mato Grosso recolheu mais de oito mil toneladas de embalagens de agrotóxicos em 2012

Com o resultado, o Estado ocupa o primeiro lugar do país em relação à destinação final adequada das embalagensMato Grosso recolheu, durante todo o ano passado, um total de 8,692 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos que poderiam causar impactos negativos ao meio ambiente, segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). O resultado garantiu ao Estado a primeira colocação do país em relação à destinação final adequada.

O Paraná ocupa a segunda posição, com 4,832 mil toneladas de embalagens recolhidas. Minas Gerais totalizou 3,235 mil toneladas, um aumento de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Assim o Estado se manteve como o sexto do país, sendo diretamente proporcional ao consumo, o qual também é o sexto.

Orientações para descarte

Após a utilização do agrotóxico a embalagem deve ser lavada três vezes (tríplice lavagem) e inutilizada com perfurações no fundo do frasco. Também deve ser armazenada em local apropriado até que seja devolvida no prazo de um ano a uma unidade de recebimento indicada pelo estabelecimento onde foi adquirido o agrotóxico.