MDA e Sebrae querem Agricultura Familiar no setor turístico da Copa do Mundo 2014

Ação prevê a inserção de produtos originários do setor em estabelecimentos comerciais e turísticosO ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, assina nesta segunda, 31, em Porto Alegre (RS), acordo de cooperação entre o ministério, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do Ministério do Turismo (Mtur), que tem o objetivo de abrir novos caminhos para produtos e serviços da agricultura familiar brasileira durante a Copa do Mundo de 2014. A ação prevê a inserção de produtos originários da agricultura familiar em estabelecimentos comerci

A parceria MDA e Sebrae inclui um conjunto de ações que visa identificar, ordenar, promover e fortalecer a relação entre a agricultura familiar e a atividade turística no Brasil. Com abrangência nacional e foco nos estabelecimentos freqüentados por turistas durante o mundial da Fifa ? hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, incluindo Porto Alegre.

O programa prevê a realização de estudos e pesquisas para conhecimento da oferta, da demanda e do mercado potencial para os produtos oriundos da agricultura familiar. Também estão previstas ações de promoção e comercialização em todas as regiões do País, além da qualificação de empreendimentos do setor.

Serão selecionados 125 empreendimentos para qualificação dos agricultores, divididos em quatro categorias: amenities (produtos voltados para hotelaria como shampoos, sabonetes); agroindústria; artesanato decorativo e utilitário; e serviços (incluindo o turismo rural).

O projeto prevê a preparação dos agricultores familiares para a prestação de serviços aos turistas e para ofertar produtos diferenciados ao mercado turístico em hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato durante a Copa do Mundo de 2014, agregando valor socioambiental e sustentabilidade ao produto turístico.

Também serão realizadas ações de qualificação de empreendimentos de Turismo Rural localizados no entorno das cidades-sede da Copa de 2014, para que possam oferecer atividades diversificadas e, assim, atrair o público que assistirá aos jogos do mundial para passeios, hospedagem e refeições.