Megaleite debate políticas públicas para cadeia produtiva

Produtores de leite denunciam que o preço baixo no último mês pode ter relação com uma possível formação de cartel nos grandes laticíniosA sétima edição da Megaleite começou nesta segunda, dia 28, em Uberaba (MG). A feira reúne as principais raças leiteiras do país. Na abertura, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para debater as políticas publicas para a cadeia produtiva do leite. Os produtores denunciam que o preço baixo no último mês pode ter relação com uma possível formação de cartel nos grandes laticínios.

A justificativa para a queda no preço pago aos produtores seria o excesso de leite no mercado. Na região do Triângulo Mineiro, o preço médio do litro caiu de R$ 0,84 para R$ 0,70. Os produtores querem saber quem está formando este preço.

Durante a Megaleite, os pecuaristas esquentaram o debate na busca por soluções que possam garantir o fortalecimento do setor e evitar mais uma crise.

Em resposta, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento diz que está no caminho certo, indo ao encontro dos grandes mercados. Uma das apostas é o fortalecimento na representação do Brasil lá fora. um dos países mais visados é a China.