Há dois anos no grupo de acesso, a escola de samba Leandro de Itaquera aposta no tema “Meio Ambiente, um caminho de solidariedade e sustentabilidade” para levar a agremiação ao grupo especial. O trabalho dos últimos seis meses, de mais de 60 pessoas, vai ser apresentado por 1,5 mil componentes em pouco mais de uma hora de desfile.
— A escola está muito unida para voltar ao grupo especial. Completamos 30 anos em 2012, então estamos com novas caras na escola, novo carnavalesco, novo mestre de bateria, unidos para voltar ao grupo especial, que é o nosso lugar — diz Fábio Flish, diretor geral de harmonia da Leandro de Itaquera.
A casa de flish foi transformada em ateliê de costura e guarda as fantasias até o dia do desfile.
— Nós vamos começar mostrando o que o homem fez no meio ambiente, do caos que ele causou, até apontar o rumo certo. Nós vamos mostrar que existe um sonho a ser realizado, a se concretizar em um mundo sustentável, um mundo novo — ezplica Flish.
A preservação do meio ambiente também é foco do carnaval da paulistana X-9, que está no grupo especial. A escola substituiu as penas naturais por artificiais e prioriza o uso de materiais recicláveis. O enredo de 2012 vai falar dos 20 anos do Rali dos Sertões. A X-9 vai para o desfile com 26 alas e cinco carros alegóricos.
— Através do Rally dos Sertões nós estamos podendo mostrar a cultura brasileira. O Brasil regional, o povo sertanejo, a cultura. Está sendo bem bacana — afirma Rodrigo Cadete, carnavalesco da X-9.