PRAGA

Milho: bolsa de Buenos Aires reduz estimativa em 2 milhões de t

Ajuste teria sido motivado por aumento da incidência da cigarrinha-do-milho em várias regiões de cultivo no país

sol em plantação de milho
Foto: Motion Array

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de milho na Argentina na atual safra 2023/24, de 54 milhões para 52 milhões de toneladas.

Segundo a bolsa, o ajuste foi motivado por um aumento da incidência da cigarrinha-do-milho em várias regiões de cultivo. A colheita de milho estava 11,1% concluída na última semana, informou a bolsa em relatório. Na semana, o avanço foi de 5,4 pontos percentuais.

A parcela da safra de milho em condição entre normal e excelente caiu para 68%, de 75% na semana anterior. Já a parcela em condição regular ou ruim aumentou de 25% para 32%.

A colheita de soja alcançou 1,9% da área apta, com rendimento médio de 3.870 quilos por hectare no Núcleo Norte, disse a bolsa. No Núcleo Sul, a produtividade média está em 4.150 quilos por hectare.

A condição das lavouras de soja na Argentina ficou estável na última semana. Segundo a bolsa, 79% da safra apresentava condição entre normal e excelente. A parcela em condição regular ou ruim se manteve em 21%.