Adidos agrícolas devem reforçar negociações internacionais em oito países

Cargo foi recém-criado por decreto presidencialA partir de 2009, os adidos agrícolas vão reforçar as negociações internacionais sanitárias e fitossanitárias. O profissional que assumir a função, recém-criada por decreto presidencial, vai se integrar a missões diplomáticas brasileiras que atuam em Buenos Aires (Argentina), Bruxelas (Bélgica), Genebra (Suíça), Moscou (Rússia), Pequim (China), Pretória (África do Sul), Tóquio (Japão) e Washington (Estados Unidos). 

Em Bruxelas, o adido agrícola acompanhará as negociações dos interesses bilaterais com os 27 países membros da União Européia, principal destino das exportações do agronegócio brasileiro. Em Genebra, terão foco os temas relativos à Organização Mundial do Comércio (OMC) e outras organizações multilaterais localizadas naquela cidade.

As demais capitais da África, Ásia, América do Norte e Europa, representam países com grande interesse comercial de importação de produtos do agronegócio brasileiro. A exceção fica por conta de Buenos Aires, uma vez que a Argentina é o principal exportador de produtos agrícolas ao mercado brasileiro.

O profissional será selecionado pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE) e designado pelo presidente da República. O adido agrícola deve ser um servidor público, com curso superior completo, fluência em idioma estrangeiro e ter concluído o curso preparatório ministrado pelo Instituto Rio Branco.