Agricultores de Alagoas devem receber mudas de árvores frutíferas para regiões atingidas por enchentes

Secretaria de Estado da Agricultura vai repassar 725 mil mudas por meio de um edital públicoOs agricultores dos municípios de Alagoas, atingidos pelas enchentes do ano passado, já podem solicitar da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) mudas de bananeiras para cultivo em suas propriedades.

Ao todo, 725 mil mudas de citros e de bananeiras serão distribuídas. Nesta primeira etapa da entrega, as entidades representativas dos agricultores familiares e as prefeituras podem solicitar apenas as mudas de bananeiras, de acordo com as normas do Edital 02/2011, que pode ser acessado no portal eletrônico da Seagri.

O prazo para que os agricultores, suas entidades representativas, como associações, federações, cooperativas e sindicatos rurais, e as prefeituras façam a solicitação vai até o dia 15 de março. A proposta deve ser acessada junto com o edital (anexos I e II), impressa, preenchida e entregue na sede da Seagri, em Maceió (AL), ou nas Gerências Regionais da Secretaria nos municípios de Palmeira dos Índios, Porto Calvo e União dos Palmares (AL).

Do total de 725 mil mudas, 300 mil são de bananeiras e, dessas, 125 estão em Alagoas, passando por um processo de aclimatação em seis municípios da região da Zona da Mata.

? São mudas produzidas em laboratório, de alta qualidade genética, certificadas e que precisam passar por essa aclimatação aqui no Estado antes de serem cultivadas pelos agricultores ? explicou o diretor de Apoio à Produção e à Comercialização da Seagri, Hibernon Cavalcante.

Ele disse também que todas as mudas foram solicitadas pelo governo do Estado, por meio da Seagri, ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para que possa ser feito o replantio nas propriedades dos agricultores familiares que tiveram perdas (queda de árvores) com as enchentes de 2010 nas regiões do Vale do Mundaú e do Vale do Paraíba.

Os municípios de Alagoas que podem solicitar as mudas são os seguintes: Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Jundiá, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Lage, São Luiz do Quitunde, União dos Palmares e Viçosa.

Ainda segundo o diretor Hibernon Cavalcante, em breve outro edital será lançado pela Seagri abrindo o prazo e contendo as normas para entrega de propostas com solicitação das outras mudas, que incluem laranja lima, limão taiti, laranja ponkan e sementes de maracujá.

Os agricultores ou entidades que não tiverem acesso à internet ou ao computador podem se dirigir aos escritórios da Seagri e solicitar uma cópia do edital e dos anexos.