Agricultores do Sul pedem ajuda do governo para comercialização do trigo

A principal reivindicação é aumentar o prêmio pago para o transporte até as regiões Norte e NordesteAs principais lideranças da cadeia produtiva do trigo do Rio Grande do Sul e do Paraná se reuniram nesta terça, dia 25, com o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura para pedir ajuda do governo na comercialização do cereal. Dentre as reivindicações do setor estão a agilização por parte da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para credenciar armazéns próximos as regiões de maior produção e aumentar o prêmio do Programa de Escoamento de Produção (PEP). (Assista à report

O Rio Grane do Sul colheu o trigo tarde demais por causa do excesso de chuva e conseqüentemente com uma qualidade baixa. Dos dois milhões de toneladas produzidas em terras gaúchas, só 30% foram vendidos até agora. No Paraná das quase 3 milhões de toneladas, 400 mil foram comercializadas. Segundo consultores de mercado, o preço do trigo não baixava tanto desde abril de 2007.

O governo diz que esta usando todas as medidas disponíveis e que pretende atender a maior reivindicação dos produtores, aumentar o prêmio pago para o transporte até as regiões Norte e Nordeste, que hoje é de R$ 152 por tonelada.

Mesmo com os armazéns lotados o Brasil ainda precisa comprar muito trigo para atender o mercado interno. Nos próximos meses devem ser adquiridas, principalmente da Argentina, seis milhões de toneladas do produto.