Agricultura

Analista aponta impactos da guerra no mercado de grãos

No mercado de grãos, segundo o analista, a tendência nos próximos meses é de queda nos preços, principalmente soja e milho

Um ano depois, qual o balanço da guerra entre Rússia e Ucrânia? Será que os preços dos grãos e dos insumos já voltaram a patamares pré guerra? Qual o cenário que se apresenta daqui para frente?

Depois que o primeiro míssil russo atingiu a Rússia no dia 24 de fevereiro de 2022, os preços das principais commodities registraram altas expressivas no mercado internacional.

Segundo o diretor da AgResource Brasil, Raphael Mandarino, ainda não há dados consolidados sobre quanto a guerra afetou a agricultura da Ucrânia, mas é possível ter uma ideia do impacto com base no PIB do país em 2022, que caiu em torno de 20%.

É impossível prever quanto tempo vai levar esse conflito, mas o analista da AgResource acredita que a produção de alimentos e de insumos desses dois países vai continuar sendo exportada. De alguma forma, Rússia e Ucrânia se adaptam ou se acostumaram com a guerra.

No mercado de grãos, segundo o analista, a tendência nos próximos meses é de queda nos preços, principalmente soja e milho.