Brasil pode enfrentar escassez de etanol, diz Czarnikow

Segundo a trading, oferta não tem conseguido atender à alta na demanda do paísO Brasil pode sofrer com uma escassez de etanol, com a necessidade de mais 100 milhões de toneladas de cana para atender à demanda em 2011, afirmou hoje a trading Czarnikow.

? Como resultado de uma produção de etanol decepcionante pela segunda temporada seguida, a oferta não tem conseguido atender à alta na demanda, levando a déficit crônico na disponibilidade ? disse a Czarnikow.

No Brasil, uma combinação de falta de novos investimentos no setor de cana com a alta dos preços e da produção de açúcar resultou em uma produção de etanol aquém das estimativas para 2010/2011, alcançando 25,3 bilhões de litros, apenas 3% acima do registrado em 2009/2010.

Na Europa, alguns países enfrentam problemas de oferta devido à implementação de taxas maiores de mistura, uma vez que a União Europeia busca ter 20% de sua energia proveniente de fontes renováveis até 2020, disse a Czarnikow.

Mas o analista da trading Henry Toller afirmou que, apesar de o mercado de etanol enfrentar desafios para se expandir, o histórico desde 2003 mostra que o crescimento é sempre factível.

Os Estados Unidos por sua vez passaram de importador para exportador nos últimos 18 meses, tornando-se a fonte mais confiável de oferta de etanol para outros países.

A Czarnikow estima que as exportações dos EUA continuarão em 2011, uma vez que a produção agora supera a demanda em 5%.

? Mesmo o Brasil teve que buscar oferta de etanol nos EUA devido ao déficit temporário visto em seu mercado doméstico ? afirmou a Czarnikow.

A agência Dow Jones corrigiu uma informação da nota enviada às 15h06. No primeiro parágrafo, o relatório da Czarnikow se referia a uma demanda de mais de 100 milhões de toneladas, e não de 100 toneladas.