Começam os julgamentos de gado nelore na ExpoLondrina

Com 403 animais em pista, raça é a mais representativa na feiraA chuva que cai sem parar nesta quarta, dia 13, mudou a rotina da Exposição Agropecuária de Londrina (ExpoLondrina). Mas, mesmo debaixo de muita água, começaram os julgamentos do nelore. A raça é a mais expressiva da feira. São 403 animais em pista, 265 fêmeas e 138 machos, que devem movimentar o parque de exposições até o próximo domingo.

O nelore é a raça mais volumosa no Paraná e no Brasil. De acordo com o diretor de Pecuária da Sociedade Rural do Paraná, Célio Heim, mais de 70% do rebanho de corte nacional tem sangue nelore.

? O nelore também é a raça mais antiga presente em julgamentos na exposição de Londrina. Desde a primeira edição da feira, há 51 anos, temos todos os anos julgamentos de nelore ? destaca.

A ExpoLondrina é sempre muito aguardada pelos criadores do Paraná pois finaliza o ranking regional da raça. Mas não é só para os criadores do Estado que a feira é importante. Esta é uma das exposições mais prestigiadas pelos criadores de nelore de todo o país. Este ano, 49 criadores de nelore estão expondo e leiloando seus animais no evento. Eles vieram do interior do Paraná, de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

? Das mais de 300 exposições de nelore ranqueadas no país, certamente Londrina está entre as 10 mais importantes ? lembra Heim.