Conab aponta crescimento de 9% na safra de soja após fim da colheita

Fator climático é o principal responsável pelo bom resultadoA produção de soja está estimada em recorde de 74,99 milhões de toneladas, mantendo o ritmo de crescimento das últimas safras. De acordo com o nono levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quarta, dia 8, o volume é 9,2%, ou 6,3 milhões de toneladas, superior à produção obtida na safra 2009/2010, quando foram colhidas 68,69 milhões de toneladas. De acordo com os técnicos da Conab, o fator climático foi o principal responsável pelo bom resultado.

Segundo a Conab, a colheita na região Centro-Oeste, maior produtora da oleaginosa, foi concluída com resultados bastante positivos, com média de produtividade atingindo 3.125 quilos por hectare. O Estado de Mato Grosso, com a maior área plantada com soja no país, 6,4 milhões de hectare, a média ficou em 3.190 quilos por hectare.

No entanto, observam os técnicos da estatal, nos meses de fevereiro e março as chuvas em algumas áreas pontuais foram mais intensas, causando transtornos à colheita e perdas de qualidade do produto, sobretudo em Mato Grosso do Sul, que finalizou a safra com produtividade de 2.860 quilos por hectare, a mais baixa do Centro-Oeste, quando a expectativa inicial indicava produtividade acima de três mil quilos por hectare.

Arroz
A Conab também informou que a colheita do arroz irrigado está concluída na região Centro-Sul. Os técnicos da estatal explicam que na região Sul a concentração da maturação no mês de março foi decorrente de a semeadura ter se concentrado num período de 30 dias. Com isso, os produtores enfrentaram problemas com a logística.

? Faltaram caminhões, colheitadeiras e secadores em número suficiente para atender a demanda concentrada da safra, o que onerou o frete e as despesas de secagem ? comenta a Conab.

A produção nacional de arroz está estimada em 13,81 milhões de toneladas, 18,4% maior que a safra 2009/2010, 11,66 milhões de toneladas, e está praticamente consolidada pela colheita de mais de 80% do total nacional. A região Sul é responsável por 72,54%, 10,019 milhões de toneladas, da produção nacional de arroz, e o Rio Grande do Sul representa 63,95%, 8,83 milhões de toneladas.