Conab divulga primeira estimativa de safra de laranja de SP no dia 4

Números serão divulgados já no fim da safra no EstadoA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga no próximo dia 4 o primeiro levantamento da safra de laranja 2010 realizado no Estado de São Paulo. O levantamento foi feito em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA) e com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgãos da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo que até então faziam as previsões.

A Agência Estado procurou a Conab para saber qual a metodologia para o levantamento, mas a assessoria de comunicação do órgão informou que os técnicos não poderiam dar detalhes, pois estavam reunidos na avaliação dos números. Na semana passada, os técnicos da regional paulista da Conab estiveram reunidos com representantes da Secretária de Agricultura para analisar e fechar o relatório.

Os números serão divulgados já no fim da safra de São Paulo, maior região produtora da fruta do mundo, cujo início ocorre entre maio e junho. A Conab informou que a previsão é de que sejam realizados três levantamentos por ano, mas não divulgou um calendário. Na safra passada, a produção paulista foi de 338 milhões de caixas de 40,8 kg.