Milho

Consumidor retraído impacta no mercado brasileiro de milho

O mercado brasileiro de milho registrou novos movimentos de queda nos preços ao longo da semana que passou

O mercado brasileiro de milho registrou novos movimentos de queda nos preços ao longo da semana que passou.

Segundo a Safras Consultoria, os consumidores estão apostando em uma colheita forte na segunda safra e fazendo apenas compras pontuais para atender as necessidades mais urgentes de demanda.

Os produtores, por sua vez, seguem ofertando grandes volumes do cereal para venda, necessitando de espaços nos armazéns para estocar a safra de soja, o que acaba contribuindo para pressionar ainda mais as cotações no cenário doméstico.

Ainda de acordo com a Safras Consultoria, o movimento de valorização do real frente ao dólar nos últimos dias também afetou o ritmo de comercialização do milho, contribuindo para uma queda nas cotações dos portos envolvendo negócios futuros para a safrinha de milho.

Com o maior interesse vendedor e o fraco interesse na ponta compradora, o valor médio da saca de milho no Brasil chegou a R$ 75,57 na quinta-feira (13), valor abaixo do praticado na semana passada, de R$ 78,03.

Exportações de milho em abril

As exportações de milho do Brasil apresentaram receita de US$ 57,529 milhões em abril (4 dias úteis), com média diária de US$ 14,382 milhões.

A quantidade total de milho exportada pelo país ficou em 195,344 mil toneladas, com média de 48,836 mil toneladas. O preço médio da tonelada ficou em US$ 294,50.

Em relação a abril de 2022, houve alta de 17,9% no valor médio diário da exportação, avanço de 34,4% na quantidade média diária exportada e desvalorização de 12,3% no preço médio. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior.