Embrapa quer fortalecer ações nos territórios rurais da região Nordeste

Empresa selecionará experiências em evento entre os dias 15 e 17 deste mês em AracajuA 1ª Oficina Sobre as Experiências das Unidades da Embrapa no Nordeste em Territórios Rurais, que será realizada de 15 a 17 de setembro em Aracaju (SE), reunirão técnicos e pesquisadores de unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Nordeste, Norte, Sul e Sudeste do país para expor as ações que cada uma vem implementando. Também participam do encontro representantes dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

? Vamos conhecer as experiências que vêm sendo realizadas pela Embrapa e depois selecionar aquelas que podem ser implementas em um trabalho conjunto que atenda toda a região do Nordeste ? afirmou a chefe-adjunta de Comunicação e Negócios da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Tereza Cristina de Oliveira.

A Política de Territorialidade implementada pelo MDA identifica e integra políticas públicas para promoção do desenvolvimento sustentável e solidário das regiões brasileiras com renda deprimida. Os territórios rurais começaram a ser criados em 2003 e hoje estão sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA. Cada território é formado por um conjunto de regiões com características sociais, econômicas e culturais semelhantes.

De acordo com a Assessoria de Relações Nacionais da Embrapa, 26 unidades descentralizadas da Empresa coordenam projetos em Territórios Rurais do MDA. Esses projetos são variados, como a utilização de emissoras de rádio para a socialização e disponibilização de tecnologias para produtores de leite, avaliação da aceitação de milho com palha de qualidade para artesanato e quintais orgânicos.