Estiagem dificulta avanço no plantio de soja no Rio Grande do Sul, aponta Emater Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Estiagem dificulta avanço no plantio de soja no Rio Grande do Sul, aponta Emater

A escassez de chuva no Rio Grande do Sul dificulta o avanço na semeadura da soja; apenas 93% da área estimada foi plantada

A escassez de chuva no Rio Grande do Sul dificulta um avanço expressivo na semeadura da soja. No momento, o plantio alcança 93% da área estimada.

De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado nesta quinta-feira (30) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), do total plantado, 90% está em fase de germinação ou desenvolvimento vegetativo, 10% em floração.

Sob os efeitos do déficit hídrico, a colheita das lavouras de milho avança no estado e estima-se que 7% da área já tenha sido colhida. Assim como da soja, o plantio do milho também chega a 93% do total da área estimada, sendo que 26% está em germinação e desenvolvimento vegetativo, 17% em floração, 27% em enchimento de grãos, 23% em maturação. A área colhida já atinge 7%.

Lavoura afetada pela estiagem
Foto: Joel Dalcin/arquivo pessoal

Com a semeadura tecnicamente encerrada, as lavouras de arroz se desenvolvem dentro da normalidade. O plantio chega a 99% da área estimada, sendo que 88% está em germinação e desenvolvimento vegetativo, 11% em floração e 1% em enchimento de grãos.

Sair da versão mobile