Levantamento revela que mais da metade das unidades de conservação do país não têm fiscais

Ministro afirma que situação é reflexo da falta de investimentosDas 299 unidades de conservação (UC) do país 82 não têm gestor responsável, 173 não contam com fiscais e 53 não seguem planos de manejo. Os dados fazem parte de um diagnóstico das unidades de conservação elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Ao divulgar os dados nesta terça-feira, dia 8, o ministro Carlos Minc afirmou que a situação dessas unidades é reflexo da falta de investimentos, tanto financeiros quanto humanos nessa área.

? Com esse quadro, não cumprimos a nossa missão ? disse Minc.

No pacote anunciado pelo ministro estão medidas a serem implementadas já a partir deste mês para dotar as unidades de conservação federais de condições mínimas de fiscalização e gestão que lhes permitam cumprir, efetivamente, as funções de proteger ecossistemas, conservar a biodiversidade, garantir boas condições de vida para comunidades tradicionais extrativistas e fornecer para o mercado madeira legal, produzida por meio de manejo sustentável em áreas concedidas das florestas nacionais.

Angra 3

Minc voltou a manifestar posição contrária à construção da usina nuclear Angra 3. Apesar de ponderar que o processo para a construção da usina nuclear tenha sido legal, o ministro disse que vai impor condições para o funcionamento da geradora de energia.

Segundo ele, o ministério vai adotar medidas como um programa específico para a destinação do lixo nuclear, aplicação de uma taxa para ser investida na conservação dos parques ao redor da usina, além do monitoramento externo dos índices radioativos.