Maracujá orgânico vira alternativa para produtores de MS

Sebrae e outras instituições firmam parceria para desenvolver esse tipo de fruticultura no municípioOs benefícios do consumo do maracujá orgânico potencializam a comercialização in natura e de seus derivados. Além do cultivo de hortaliças, a fruticultura iniciou o processo de certificação orgânica, o que garante seu espaço na mesa do consumidor. Em Mato Grosso do Sul, o município que vem se destacando neste cenário é Rio Negro, no centro-norte do Estado. 

Na primeira quinzena de fevereiro, a prefeitura da cidade firmou parceria com o Sebrae no Estado, a Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) e o Sindicato Rural para aprimorar a atividade.

? Os produtores participarão do processo de gestão empresarial para propriedades rurais, adequação para certificação orgânica, difusão tecnológica e aprimoramento do cultivo e terão acesso à comercialização ? afirma Eder Camargo, técnico do Sebrae no Estado.

Para ele, é importante a parceria para estimular o cultivo e incentivar o consumo.

? A intenção é vender 60% da produção, capacitar 100% dos produtores em gestão e ter 60 % das propriedades certificadas em produção orgânica até dezembro de 2012 ? enfatiza.

O produtor rural de maracujá orgânico Leonardo de Barros iniciou sua atividade há um ano e meio.

? No começo, plantava em apenas um hectare e agora são cinco. Com o cultivo evoluindo, outros agricultores da região se interessaram e agora são associados neste processo do maracujá orgânico aqui no município ? conta.