Ministério da Agricultura rebateu acusações de fraude em leilões de PEP para o milho

Segundo as denúncias, Conab tinha conhecimento de valores que compradores exigiam de produtoresO Ministério da Agricultura (Mapa) rebateu as denúncias de fraude em leilões de PEP para o milho, publicadas nesta sexta, dia 25, pelo jornal O Estado de São Paulo.

Segundo a reportagem, a Conab tinha conhecimento do esquema e mesmo assim autorizou o pagamento do prêmio concedido aos compradores, que exigiam do produtor, por fora, a diferença paga pelo governo.

O Ministério esclareceu que os 115 casos de irregularidades foram detectados na Bahia e que a suspensão dos pagamentos foi imediata.

Após análise jurídica e técnica, a Conab liberou os recursos nos casos em que o esquema não foi comprovado. Nas situações com risco de irregularidades, os recursos foram retidos, e o Ministério Público Federal e Polícia Federal, acionados.

A pasta informou ainda que a fiscalização é sistemática e regular e que os indícios de fraude não atingem todas as operações de PEP, como insinua a reportagem do jornal O Estado de São Paulo.