Pequenos produtores do RS estão aliviados com aprovação do novo Código

Preocupação agora é com discussões no Senado e com possível veto da presidente DilmaNa região noroeste do Rio Grande do Sul os pequenos produtores estão mais aliviados depois da aprovação do novo Código na Câmara. A preocupação agora é com as discussões no Senado e com um possível veto da presidente da república.

A agricultora Sandra Della Valli Pinto tem uma área de um hectare onde mora, planta e cria animais. A propriedade fica ao lado de um rio com pouco mais de cinco metros de extensão. Pelo antigo Código Florestal, a agricultora deveria ter 30 metros de mata ciliar, agora ela só vai precisar recompor 15 metros da área de preservação.

 ? Não tinha como deixar trinta metros, ia perder mais da metade da terra, ia ficar sem terra para plantar ? disse Sandra.

O novo Código não vai permitir que novas áreas sejam desmatadas, vai isentar, principalmente, os pequenos agricultores de recompor a reserva legal. Eles terão apenas que manter as florestas existentes.

Os relatores do novo Código entendem que pequeno agricultor é aquele que tem até quatro módulos fiscais.

Junto com o novo Código Florestal foi aprovada a emenda 164, que destina aos Estados a regulamentação do tipo de atividade que poderá ser desenvolvida em área de preservação permanente.

Você está satisfeito com o texto aprovado pela Câmara dos Deputados?