Pesquisa aponta crescimento no consumo de energia elétrica no país em setembro

Indústria, por sua vez, sente a crise e mostra redução de gastoO consumo de energia elétrica cresceu em setembro no Brasil. O resultado foi influenciado pelos consumidores do comércio e residências, segundo dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que ainda concluiu queda no gasto com energia no setor industrial. Segundo a empresa, a crise financeira internacional já afeta as indústrias brasileiras. O consumo neste setor caiu no mês de setembro 1,07% em relação a agosto deste ano. No acumulado de 12 meses encerrado em setembro, o crescimen

No total, o consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 4,8% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. O volume foi recorde no ano: mais de 33 mil gigawatts/hora.

No acumulado de 2008, a alta no consumo de energia é de 4,3%, quase 293 mil gigawatts/hora.

Com o cenário de crise, a EPE revisou a sua projeção do consumo de eletricidade para 2008 no Brasil. Anteriormente, a autarquia previa uma expansão de 4,8% para este ano, alcançando 396,5 mil gwh. A nova estimativa é de crescimento de 3,8%, para 392,9 mil gwh. Entre os motivos apontados, está a restrição ao crédito que deve afetar a produção industrial.